Pesquisar neste blog

17 de fevereiro de 2014

up! / Impressões de quem não viu ao vivo.

Esse mês a Volks lançou o Up!, novo modelo de entrada da marca. Carrinho é simpático, porém cobra bem caro pra isso. O antigo Gol G4, que saiu de linha para a entrada do Up, completo, 4 portas não saia por mais de 32.000, porém o Up subiu bastante, a versão top de linha sai por 42.000 equipada com tudo, até o sistema Maps e More, que serve de GPS, computador de bordo entre outras funções.
Preço realmente abusivo ao meu ver, por esse preço já entra em outra faixa de veículos, os compactos premium como New Fiesta, Peugeot 208, Citroen C3 entre outros.

Vamos analisar o carro, o design é questionável, vai do gosto de cada pessoa, eu achei feio, porém por fotos, ao vivo talvez mude de opinião. Por dentro até gostei da questão do painel poder ser da cor do carro, algo diferente hoje em dia, os bancos também achei diferentes porém só mesmo sentando num banco para ver se realmente é bom. O motor é o mesmo ótimo 1.0 3 cilindros do Fox Bluemotion, que estreou ano passado e que fez medias de 20km/l no Fox, média muito boa, mas pelo que li o Up faz menos, já que o Fox teve a aerodinâmica preparada para o consumo nessa versão especial, enquanto o Up é o mesmo em toda linha. Pelo que notei também por fotos o carro é pequeno para quem senta atrás e o porta-malas no mesmo nível do Fox, algo em torno de 270 litros, porém pelo que vi, a Volkswagen oferece um acessório legal e que é pouco lembrado hoje em dia, o bau de teto, não sei o valor, mas é uma solução pra quem busca carros compactos ou não gosta de sedan, já havia pensado nisso para o meu Fox, esse item é pouco divulgado até pelas concessionarias, achei um ponto positivo, porém é opcional e deve custar perto de 700,00.

Vamos ao que interessa, o Gol G4 partia de 24.000 mais ou menos, 2 portas e pelado. O Up nessa mesma configuração parte de 26.900, um acréscimo bem significativo enquanto a 4 portas pelado gira em torno de 28.900 enquanto o G4 era 26.900 pelado 4 portas. Vamos aos opcionais, Ar, direção, vidros e travas, o "básico" dos opcionais que deveria já ser de fábrica ao meu ver, para adiciona-los, você terá de pagar 33.590, isso sem o Som, na versão TAKE UP, de entrada, com SOM fica 34.680, achei caro se formos comparar os carros de sua categoria, celta, uno, fiesta rocam. Acho que a versão de entrada 4p completo deveria sair no máximo 30.000 pra ficar em preços competitivos, isso tudo falando na cor sólida claro, pois as marcas insistem em cobrar em torno de 1.000 por um prata, coisa que o Etios da Toyota não cobra por exemplo e custa 36.900 na versão XS com o ótimo motor 1.3 já com Ar, direção elétrica, vidros. Lembrando que essa valor do Up! completo é vidros na dianteira, para ter vidros nas portas de traz só comprando outra versão mais cara.

Foto da versão TAKE UP:



A versão Move Up!, que segundo a marca será a mais vendida, parte de 30.300, novamente não espere Ar, direção ou vidros de fabrica, tudo opcional, porém nesse tem a "VANTAGEM" de ter como opcional o sistema multimídia Maps e More que havia escrito antes e ainda é possível comprar rodas de liga leve 14", super vantagem. Para deixa-lo completo, inclusive com esse sistema e rodas de liga, porém sem vidros elétricos traseiros, com sensor de estacionamento, faroletes e lanterna de neblina e ainda os bancos revestidos em couro, outras super vantagens dessa versão, a bagatela sai por 39.190, sem vidros traseiros e sem espelhos elétricos, cor solida, um precinho assustador não acham?

Foto da versão MOVE UP:



Vamos para a versão HIGH UP!, top de linha, parte de 34.990, vamos lá, a versão mais equipada vem com vidros elétricos, direção elétrica de série, faroletes e lanterna de neblina, roda de liga, espelhos elétricos! (UFA), achei que pagaria 34.900 sem nada, mas não, vem com esses opcionais e alguns adereços visuais como mascara negra nos faróis, rodas de liga e outras coisinhas que diferenciam as versões, nada absurdamente diferente entretanto. Bom, vamos adicionar opcionais, já que gostamos disso (/irônico) segundo a Volkswagen, Ar custa 2.790 a mais, sistema multimídia 1.200, porém é necessário para instalar adicionar o kit de preparação(?) para o sistema multimídia que custa 690,00 e mais os auto falantes que custam mais 230,00 (isso acontece também na Move Up, porém apenas coloquei o preço final do carro) e mais 690,00 do revestimento dos bancos em couro, voá-la, eis que surge um preço de 40.460, um valor 1.270 a mais que a versão Move Up com os mesmo opcionais, realmente não entendi, só adereços visuais valem esse valor a mais? Não seria melhor comprar a Move Up com cor metálica então? Enfim, tem coisas que nem Froid explica, por exemplo a falta de vidros elétricos traseiros.

Foto da versão HIGH UP:



Para finalizar, a também as versões especiais, Black Up, White Up e Red Up, em alusão as cores solidas da marca onde no painel é a mesma cor do carro. Vamos ver o que de mais importante vem de série nessa versão acima da Top de linha High Up: Ar-condicionado (finalmente), espelhos elétricos, faróis de neblina, roda de liga 15", sistema de som com entrada USB e Bluetooth e vidros dianteiros(nem aqui a vidros traseiros), tudo isso por 39.390, nessa versão só é possível colocar cor preta, pois estamos falando do BLACK UP, meio lógico, hehe, mas vamos aos opcionais, sempre legais de se colocar (/irônico), pasmem, o único opcional é o sistema multimídia + preparação pro sistema e a opção de couro nos bancos, nada mais. Com isso a versão sai por 41.360, ou seja, 900,00 a mais que a versão High Up completa e 2.170 a mais que a Move Up completa, isso na cor preta solida. Eu particularmente pegaria a Move Up com cor metálica, á também um amarelo que custa mais que as metálicas, no preço de 1.500, porém achei horrível Up amarelo, mas é questão de gosto.

Fotos das versões Black Up, White Up e Red Up:





Concluindo, se fosse comprar o Up pegaria a versão MOVE UP que é intermediaria e, completa, tem tudo que a High Up e as especiais Black/White/Red Up tem, inclusive só compraria essa versão se quisesse a central multimidia, faroletes, rodas de liga, pois a Take Up é, pelo menos, 5.000 mais barato porém não conta com esses opcionais, isso, claro, se eu fosse comprar, pois achei os preços abusivos,no lugar do Up compraria um Peugeot 208 Active por 42.000, motor 1.5 e já vem com Ar, Direção elétrica, Vidro Dianteiro e é "mais carro" perto do Up. Alguns podem dizer da confiabilidade da Peugeot, que devido a má fama, acaba perdendo cliente para a Volks, Ford, Fiat, GM, que tem carros inferiores porém vendem devido a isso, para ser sincero, não vi quanto custam as revisões do Up, já que no site não consta essa informação, então devem ser como Gol, Fox, Voyage, tem que pesquisar em diversas concessionarias pra ver se acha um bom preço, o Peugeot 208 tem preço fixo em todas concessionarias e a primeira revisão é 200,00, a terceira 300,00 e fica nessa faixa, só a de 40.000 km que é mais cara, mas não passa de 600,00, o que na Volks normalmente passa já na segunda revisão.
Para mim Peugeot, Renault, Citroen são carro de nível melhor e hoje apresentam sim confiabilidade e custo beneficio, com revisões a preço justo e seguro mais barato, compre um Golf pra ver o valor do seguro.
Não quero dizer também que essas marcas não de problemas ou que a Volks só de problema, só gosto de comparar esses valores e para ver se realmente o custo x beneficio é bom a longo prazo e acho que todos deveriam fazer isso.

Ainda vou testar o Up! e posto como foi o teste, porém as primeiras impressões são ruins.

Agradeço a leitura, logo postarei como foi minha experiencia na concessionaria Peugeot com o 208.

Nenhum comentário:

Postar um comentário