Pesquisar neste blog

14 de fevereiro de 2014

Concessionaria Toyota Car House / Porto Alegre

Conforme falei no post anterior, no mesmo dia em que fui na Renault testar o Logan e Sandero, fui na Car House Toyota em Porto Alegre testar o polemico Toyota Etios.

Porquê polêmico? A Toyota a anos estudando um lançamento para o publico com menor poder financeiro, já que um Corolla custa mais de 60.000 e não são todos, inclusive eu, que dispõe da quantia para comprar um carro, e após esse tempo de estudo lançaram um carro que pode ser considerado já desatualizado mesmo na data do lançamento, pois é um carro que se fosse lançãdo em 2008 ou 2009 seria campeão de vendas, pois competiria com carros como o Agile e até mesmo o Logan antigo, Gol G5, Fox G1, Fiesta Rocam, Palio ELX, Siena, 207, C3 antigo, porém hoje ele compete com HB20 e HB20s, Kia Picanto, Gol G6, Fox G2, Agile re-estilizado, New Fiesta, Novo Palio, Grand Siena, 208, C3 entre outros, cujo acabamento é de igual para melhor, tanto interno como o visual externo.
Não acho o Etios feio, porém comparado com um HB20, não chega nem perto nesse quesito, especificamente e acredito que a Toyota saiba disso e deve estar preparando uma atualização para 2015, conforme li em algumas revistas e sites especializados.
Quando o Etios foi lançado, o interior causou estranheza em todos que viam em fotos e até ao vivo, veja a imagem abaixo:

Velocimetro e conta giros no meio, indicador de combustível minusculo, tanto que não se consegue ver direito nessa foto, de tão pequeno, saídas de ar central mal posicionada, enfim, painel transmite uma sensação de simplicidade extrema e nem mesmo central multimídia vinha de série para tentar amenizar, porém destaco que não há muitas rebarbas na construção do painel, o encaixe de peças é muito bom.
Agora imagine pagar perto de 40.000 um carro com esse painel, é irracional, a não ser que não faça questão de comprar outra marca ou tenha se apaixonado pelo carro, porém qualquer pessoa ao meu ver não faria negocio, se fosse na faixa de 32.000 o hatch e 34.000 o sedan estaria de bom tamanho, completos claro, pelo menos Ar e direção. Essa primeira versão inclusive não tinha nem opção de colocar retrovisores elétricos, coisa que hoje em dia é simples e qualquer carro oferece pelo menos como opcional.
Agora compare esse interior no geral com o HB20, que foi lançado na mesma época:


Só de olhar já notamos o quanto o interior do HB20 é superior, parece carro de categoria superior, porém o preço inicial na época era em torno de 33.000 com Ar, Direção e Vidros, ou seja, vendeu que nem água, tendo fila de 3 a 4 meses para receber o carro e ainda vende muito.

Porém a Toyota após 1 ano viu que haviam varias reclamações sobre acabamento interno e no final de 2013 lançaram o Etios com painel chamado Total Black, realmente evoluiu bastante, mas foi apenas uma mudança de cor no interior e alguns outros detalhes, como cromados nas saídas de ar, cores dos tecidos nos bancos, como podem ver na foto abaixo:


Realmente melhorou bastante, porém problemas que destaquei como indicador de combustível ainda é minusculo, logo abaixo do velocímetro e conta-giros, por fora o desenho é o mesmo, mudo apenas o espelho e alguns detalhes mínimos. Com essa mudança o Etios já vende melhor do que no inicio da produção, até porque após esse tempo foi possível destacar diversas qualidades que ninguém quis enxergar no inicio, devido ao impacto negativo que o design do carro causou, como por exemplo o ótimo motor e a dirigibilidade excelente.

Mas vamos retomar a minha visita a concessionaria, logo ao entrar, estava de bermuda, camiseta e chinelo, devido a ter rompido ligamento no dedo do pé, e fui pedir a atendente que chamasse a vendedora que fez contato comigo, alias, destacando essa parte, me cadastrei no site da concessionaria e no maximo 30 minutos depois a vendedora me ligou e queria marcar minha ida a concessionaria para ver o carro. Seria uma espécie de PRÉ-VENDA, a maioria das concessionarias tem, porém algumas até hoje não me retornaram. Enfim, quando a vendedora veio até mim e minha esposa, primeiramente me ofereceu um café ou água e pediu que nós nos sentássemos para ficar confortável, eu e minha esposa pedimos água e ela foi prontamente buscar, nos deixando bem confortáveis na concessionaria. Atendimento muito elogiável.

Ao voltar, perguntei do Etios Sedan, que era nosso objetivo já que precisamos de espaço e ela explicou sobre os itens de cada versão e preço, estava buscando o Etios XLS 1.5 Sedan, versão com mais itens e a TOP de linha, na hora me assustei com a pedida de 45.000, a versão XS era perto dos 42.000 porém sem alguns itens, como retrovisor elétrico e rodas de liga leve, tudo isso sem emplacamento, que sempre é um custo a mais.

Falei para a vendedora que gostaria de fazer um test drive para ver se valia a pena a compra por esse preço e disse também que dependia da avaliação do meu seminovo, FOX 2009 1.0 completo.

Entreguei minhas chaves e documento do meu carro e prontamente a vendedora me levou até o veiculo para fazermos o test-drive, falou que quando voltássemos já saberia o valor da avaliação e então me entregou a chave do Etios, minha esposa foi no banco de trás, como de costume nos test-drives que fiz para medir o conforto e espaço interno.

Ao sentar comecei regulando o banco e os espelho tive que ajustar "na mão" por alanca, vendedora me explicou que no inicio não estavam botando retrovisores elétricos nem na versão TOP e aquele era um exemplar remanescente daquele inicio de produção. Enfim, comecei a dirigir e notei que a direção é extremamente leve por ser elétrica e muito confortável para dirigir, me surpreendi, mas comparando ao Logan, o barulho externo do transito era mais alto, mas nada absurdo. Motor muito bom em arrancada, vendedora fez questão de ir em uma subida para testar bem o motor e acabou por ser um test-drive mais longo do que o comum, o que é bom, pois da para sentir melhor o carro. Achei os bancos bastante confortáveis e a estabilidade do carro nas curvas muito boa, mesmo não tendo pegado nenhuma muito acentuada.
Bom, feito o test-drive foi ai que percebi as qualidades do carro, que muitos não enxergaram e por isso acabaram por comprar outro carro, logicamente achei o valor demasiado alto, já que também não é um carro TOP. Fica muito abaixo no quesito design, mas se for pegar a questão custo x beneficio, dá de dez num gol x voyage, por exemplo, já que os preços são parecidos, até mais caros. Se formos ver, as revisões de preço fixo a cada 10.000 são muito baratas, a primeira é menos de 200,00 e as demais seguem nessa linha. Minha conclusão seria que compraria o carro, porém se o preço fosse mais justo, até porque 42.000 num sedan sem itens como espelho elétrico, sem rodas de liga, entre outros detalhes, é um absurdo ainda passarmos por isso. Se a Toyota fizesse a versão TOP por esse preço certamente melhoraria as vendas.

Ao voltar fomos ver uma parte importante, quanto ficou a avaliação, lembrando que a Renault deu 20.000 no mesmo dia na troca pelo Logan, achei que a Toyota pagaria até mais, já que o Etios não é um campeão de vendas e quer se firmar no mercado, porém fiquei decepcionado, deram 16.000 no meu carro. Nesse mesmo momento olhei pra vendedora e falei que não teria como deixar meu carro por 16.000, ja que a faixa de preços para vendas é perto dos 25.000, que alias já me ofereceram, ela mesmo assim tentou fazer um parcelamento porém o valor da parcela subiu mais de 500,00 da minha parcela atual. A vendedora viu que fiquei insatisfeito e explicou que isso ocorre muito ali pois o gerente é inflexível e chorando ela conseguiria 1.000 a mais ficando em 17.000, ela falou também que os 20 funcionários da concessionária reclamam nas reuniões dessa baixa valorização do seminovo do cliente porém ele justifica que é o mercado que fala e não ele. Agradeci a atenção da vendedora e fui embora.

Sinceramente sai decepcionado com a avaliação e desisti de comprar o Etios, um carro excelente, com um design questionável e por um preço alto.

Notas:
Vendedor: 9
Concessionaria: 6
Avaliação Seminovo: 2
Pós-venda: 10 (Pelas revisões)
Carros Avaliados: 7,5

Fotos:





A próxima concessionaria será a Peugeot, pretendo ver o 208 de perto e espero surpresas melhores que a Toyota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário